terça-feira, 2 de novembro de 2010

Passeio ao Projeto Tamar

Como eu gostaria que acontecesse, o dia de ontem amanheceu simplesmente lindo!!! Então fomos finalmente conhecer o Projeto Tamar. A gente já tinha planejado esse passeio muitas vezes, mas na maioria das ocasiões amanhecia chovendo, ou ficávamos sem condução, ou simplesmente a vontade de ficar em casa era maior. Mas ontem não tinha desculpa. E lá fomos nós em direção a praia da Barra da Lagoa. O local é muito bonito e bem cuidado. Logo que chegamos demos de cara com a higiene de três tartarugas, duas da espécie de pente e uma cabeçuda.

De acordo com o encarregado pelo banho das tartarugas elas tem 6 anos cada uma. Portanto são ainda crianças, visto que elas vivem em torno de 90 anos.
No projeto eles não capturam nenhuma tartaruga para manter em cativeiro, todas que lá estão foram porque não conseguiram quebrar os seus ovos na hora de nascer, tiveram que ser quebrados, por isso elas são muito fraquinhas e não conseguiriam viver na natureza sozinhas.
Pudemos ver também um filhote de 2 anos, em um outro tanque com alguns peixinhos.


 Em outro tanque tinha tartarugas da espécie oliva, pente e uma enorme cabeçuda.






 Assistimos um vídeo sobre o uso do anzol arrendondado, que evita a pesca de tartarugas, além de evitar maiores danos a elas no caso de pesca acidental. O Tamar faz esse tipo de concientização junto as comunidades de pescadores para que não ocorra a pesca das espécies em risco de extinção.
 Eles tem também um pequeno museu onte encontramos esqueleto de golfinho nariz de garrafa
E o esqueleto de uma tartaruga verde. Além de vários cascos das mais diversas espécies de tartarugas marinhas.
Durante a visita pudemos ver vários banners com as diversas espécies de peixes que são encontrados na costa brasileira. Há ainda uma exposição chamada "Vidas da Luz da Lua"sobre os animais que vivem a uma certa profundidade mas que chegam na superfície do mar com a luz da lua para se alimentarem. Muito interessante, pois mostra animais que até pouco tempo atrás nem se imaginava que existissem.
Por fim, uma fotinho pra descontrair:
Quem quiser visitar o Projeto Tamar da Barra Lagoa clica aqui: http://www.tamar.org.br/cv_sc_barradalagoa.php

Bjks
Taís

domingo, 31 de outubro de 2010

Adoro feriadão!!!

Feriadão é a melhor coisa do mundo quando estamos há a lgum tempo sem férias e começamos a perder a paciência e a motivação no trabalho. O feriadão serve pra gente dar uma respirada, descansar, colocar a casa em ordem, passear... tantas coisas... Mas vamos a programação do meu feriadão.
Sábado: esperar a faxineira,que não apareceu, então tive que eu mesma limpar e organizar a minha casa.
Domingo: cumprir a minha obrigação de brasileira maior de 16 anos e justificar a minha ausência na minha zona eleitoral (ainda não transferi o meu título eleitoral).
Segunda-feira: visitar o projeto Tamar na Barra da Lagoa

Tomara que o tempo colabore e faça um dia bonito de sol.
Amanhã conto como foi o passeio.
Bjks
Taís