quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Enjoos...

Gente! Estou de quase 13 semanas de gestação e os enjoos não querem saber de dar trégua. Começam no momento que abro os olhos pela manhã e só param quando fecho os olhos de noite pra dormir. No início era um enjoo engraçado, não dava vontade de comer, mas eu conseguia comer praticamente tudo, só evitava alimentos de textura muito mole como berinjela e abobrinha (coisas que amo!!) e brócolis. Mas de duas semanas pra cá tenho enjoado com o cheiro da comida. Tem dias que não consigo ficar na cozinha pra cozinhar nada. Outro dia comecei a fazer o feijão, coisa que até agora estava comendo super bem, quando a panela de pressão começou a chiar e veio o cheirinho do feijão... aff.. tive que sair pro pátio e desistir de fazer a comida. Meu marido que quando chegou teve que terminar de cozinhar, mas eu fiquei lá no pátio no ventinho.
Até agora só emagreci, o que me deixa meio preocupada porque fico com medo de faltar alguma coisa pro bebê né?! Mas tenho lido vários sites, blogs e a minha irmã me deu de presente o livro "O que esperar quando está esperando" e eles tem me ajudado bastante com as dúvidas que vão surgindo. Outra coisa que ajuda muito é acupuntura. Fiz durante 5 semanas e estava me sentindo super bem, enjoava mas parece que eu tinha mais energia e vontade pra fazer as coisas. Como tive um probleminha quando estava na 7 semana de gestação (tive descolamento de placenta) e precisei ficar em casa de repouso, parei com as sessões. Mas quero voltar já na semana que vem.
Abaixo vão algumas dicas que li ou que me indicaram pra fazer pra amenizar os enjoos:
- comer a cada 3 horas e pequenas porções: isso funciona gente, estou sempre comendo uma bolachinha de água e sal, ou uma fruta tipo maçã e banana.
- tomar bastante água: eu passo praticamente o dia inteiro bebendo água. Ah! Detalhe importante, tem que ser gelada, ou pelo menos mais fresca. Alivia um  monte os enjoos e a sensação de boca seca.
- evitar comida muito condimentada e gordurosa
- evitar café, chocolate e alimentos com cafeína: eu já quase não comia chocolate, agora mesmo não posso nem com o cheiro!
Enfim pessoal, estou super aberta a sugestões, comentários e críticas.
Bjks minhas e do Bebê